domingo, 16 de janeiro de 2011

Autonomia do professor de artes dentro da escola...

...É algo que tem muito a ver com a proposta da escola. Aqui no SESC temos a pedagogia Construtivista com o grande foco na independência e autonomia da própria criança. Ela é co-participante na construção do conhecimento e a Arte tem papel de suma importância para a instituição, afinal há anos ela lida com a disseminação da cultura.

Com isso tenho uma liberdade grande em desenvolver os projetos, claro que sempre tendo fundamentação para argumentar as minhas propostas. Discute-se sempre, pois a troca é fundamental para o cresciemto da criança que é o principal.

Graças a isso há fila de espera e grande procura na hora da matrícula e para trabalhar lá...

Mas entretanto sabemos da duta realidade de nos vermos mergulhados em meio a educadores, diretores, orientadore pedagógicos que tem uma visão deturpada da Arte. Isso pra me atentar exclusivamente à escola, caso contrário eu perderia um tempo enorme para citar os inúmeros órgãos que deveriam, mas não querem transmitir cultura e saber.
Ainda se tem o hábito pré-histórico de se servir do professor de arte como: decorador, recreador, animador, faz-tudo, mestre de cerimônias, organizador de eventos, hum... o que mais? Acho que muitas outras "funções" não menos importantes, porém que não são atribuições suas e não são o foco da disciplina.

Ainda tem pais que por essa ideia desconstruidora da educação pela arte, pensam que a disciplina é mero entretenimento que a criança fica a desenhar e colorir apenas.

ARTE É REGISTRO DO HOMEM AO LONGO DA HISTÓRIA!

ARTE É A EXPRESSÃO DO HOMEM QUE VAI ALÉM DAS PALAVRAS!

A manifestação dessas formas de pensar revelam que a ignorância é enorme, não temos como convencer quem acha que é sabedor do conhecimento.

Para não tornar chata e massante essa postagem fica apenas registrado aqui que é preciso parar e pensar, repensar na proposta e no papel da Arte nos ambientes de educação. O trabalho é longo Graças a Deus, porque continuamos sendo necessários.


Além de acompanharmos os reality shows, novelas e os campeonatos de futebol, procuremos olhar para os berços da Humanidade, a Europa, o Oriente, para ver o que o homem deixou como registro de suas sociedades. Tem cada história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário