quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010, 1ª parte

 Essas são imagens do Projeto Pé Com Pé, 2010, cujo tema foi a África. 

Nosso artista de referência foi o Rubem Valentim, um baiano que usa o grafismo em símbolos da religiosidade africana.













 Os alunos da Educação Infantil reproduziram os animais enquanto os do Ensino Fundamental se encarregaram da releitura do artista. 
A técnica para fazer os animais foi a  PAPIETAGEM, suprimindo a massa corrida. Cada uma das 10 turmas produziu 10 cabeças que vocês podem conferir nas fotos.






 Ao montarmos a exposição ficou com uma "cara" de instalação. A ideia de base eram as manadas que migram ao longo das regiões africanas.
As crianças e os pais curtiram muito o visual. Confesso que até a mim, surpreendeu por ser trabalhos de crianças e acabarmos pensando que não poderemos ter um acabamento estético profissional.




«Minha linguagem plástico-visual signográfica está ligada aos valores míticos profundos de uma cultura afro-brasileira (mestiça-animista-fetichista).
     «Com o peso da Bahia sobre mim - a cultura vivenciada; com o sangue negro nas veias - o atavismo; com os olhos abertos para o que se faz no mundo - a contemporaneidade; criando os meus signos-símbolos procuro transformar em linguagem visual o mundo encantado, mágico, provavelmente místico que flui continuamente dentro de mim." (VALENTIM, 1976)
 http://www.pitoresco.com.br/brasil/valentim/biografia.htm




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário