sábado, 21 de maio de 2011

DESBRAVADORES DO SERTÃO

Então esse é o novo tema do Projeto Pé com Pé de 2011 - DESBRAVADORES DO SERTÃO, referente à data que seria das comemorações juninas. Trabalhamos com os projetos institucionais cuja minha disciplina é o carro chefe - Artes.
Coincidentemente com a novela da TV.

Aqui alguns dos produtos construídos com as crianças:

Procurei trabalhar inicialmente com imagens em 3D com textura, volume e superposições para que ficasse mais atrativo e de acordo com a realidade das crianças menores. Aqui elas vão descobrindo como é  a paisagem do sertão.

A partir de uma fotografia do sertão partimos para um painel em que elas pintam diretamente na parede. Desafiar aquilo que sempre foi dito que não podia ser feito - PINTAR A PAREDE DA MINHA ESCOLA!!


Vamos pontilhar? Olha a arte Naïff aí.

cada turma pode fazer um pedacinho do painel que ficou show!

O envolvimento prazeroso, que não se preocupa com o certo ou errado, com o feio nem bonito, é o que importa. O processo do fazer é o foco do trabalho em arte educação. Entender que arte não é o fim mas o meio, a duração, o caminho...
Adentrando no universo dos artistas do sertão, nos apropriamos da cultura da cidade do Alto do Moura, município de Caruaru, em Pernambuco. Lá fica o berço da arte de se fazer bonecos em argila, legado de Mestre Vitalino. Com inspiração em Manoel Galdino, que na minha opinião foi quem se individualizou na sua própria arte partimos mais uma vez para a criatividade de adaptação de técnicas.
 O tubo de detergente coberto de jornal e papel alumínio...
 ...isso inclui os adereções do boneco-escultura.

 o chapéu de cangaceiro é o pote de danoninho forrado.
 outra alternativa para a xilogravura, molde em transparência.

 O traje do cangaceiro servirá para trabalhar a figura humana. Segundo a dra. Miriam Celeste damos um problema para a criança que ainda não figura e ela tera que se resolver com esses elementos que a estimularão a perceber as partes do corpo. Crianças de 3 anos.

 
Na turma de 4 ano fundamental estamos com o teatro de bonecos e o cordel. Com a técnica da papietagem eles são capazes de construir os próprios bonecos.

 As cabeças precisam ter um suporte atrás para o manuseio.

 Papietagem para crianças de 2 anos, amasar, apertar, prender, enrolar, rasgar.... são algumas das ações permitidas nessa idade. Isso será uma vaca rsrsrs.


 Aqui vemos moldes em E.V.A sobre suporte de pasta poliondas, para adaptação da técnica de Xilogravura.

Universo do cordel, novamente a xilogravura no resultado dos moldes e desenos criados pelas crianças do 2 ano - 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário